terça-feira, 4 de março de 2014

CUSTOMIZAÇÃO

    A palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém.

   O termo customização é muito utilizado no mundo da moda para designar peças de roupas compradas prontas e depois modificadas para tornarem - se diferentes e exclusivas. Essas modificações podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos e aplicações.

   A customização também se torna sustentável e anticonsumista, já que as peças são reutilizadas, por exemplo uma calça jeans velha se transforma num short jeans customizado muito na moda.

   *A partir desse texto e algumas pesquisas alunos da 2ª série do Ensino Médio, que tinham como encomenda customizar camisetas, apresentaram suas criações:
 
 


PINTADAS


MANCHADAS


DESBOTADAS

TINGIDAS


APLICAÇÕES




BORDADAS                                                                              














RECORTADA E TRANÇADA

sábado, 18 de janeiro de 2014

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

RELEITURA DE OBRA DE ARTE

No Agita Galera de 30/08/2013, um Dia de Princesa. A proposta era vestirem-se para um baile.
As meninas experimentaram vestidos e outros acessórios para um baile de formatura.
Duas garotas, lindas, escolheram vestidos rosa e azul e me veio a ideia de registrar uma RELEITURA da obra de Auguste Renoir, como fez Mauricio de Souza em 1989 e outros.



Azul e Rosa na sala de aula, 2013 - Fotografia Digital (Eu)


As meninas cresceram, estão no Ensino Médio, uma adotou a progressiva e usa a franja do cabelo do lado esquerdo a outra prefere os cachos naturais e usa a franja do lado direito, não ficam de mãos dadas, adoram fazer pose. Trocaram as fitas de cetim dos vestidos por plumas e paetês, são adolescentes. Olha só as pernas de fora! 
Quanto a posição, você lê como quiser: Azul e Rosa ou vice- versa.




















Magali Rosa e Monica Azul, 1989 (Mauricio de Souza)
Rosa e Azul, 1881 (Auguste Renoir)



E existem outras releituras:




Hiper Fashion (quem souber o autor me avise)
Releitura da bela obra "Rosa e Azul" de Renoir. Vocês vão falar: mas elas não estão de mãos dadas na obra original? Pois é.. após tantos anos, as irmãs resolveram soltar as mãos. - 2011 (Juliana Motzko)         http://julianamotzko.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html